As críticas nos prejudicam de ver a realidade/verdade


Lendo algumas coisas falando sobre atitudes e também sobre nossa mania de criticar mais do que devemos, estive pensando quantas coisas deixei para o lado por causa deste meu alto grau crítico.
Sou crítica comigo, com os outros, com meus companheiros até com minha vida.
Não estou dizendo que devemos dizer sim para tudo, digo criticar tanto que não vemos ou não listamos o lado bom das coisas.
Quando somos muito críticos nos tornamos, também, muito exigentes e seletivos. Faz parte da evolução de certa forma.
Porém, temos o costume de criticar tudo, nada está bom e perfeito do jeitinho que é. Mania de sermos gulosos e sedentos do “quero mais”.
Eu mesma sou uma, quando algo não está bom largo tudo para alçar vôos maiores e melhores. Não quero migalhas, mas tenho que pensar no melhor para mim.
Estive pensando quantas vezes poderia ter olhado algo/alguém e observar o lado bom delas. Acho que tenho e, assim como os outros também o tem, este lado de “ver na essência” atrás das aparências.
Sem rodear, estou tentando expressar que, se ao invés de ficar criticando as pessoas que amo e de certa forma amei e, que hoje, já não fazem parte de minha vida, poderia ter enxergado e aproveitado muito mais o lado bom delas.
Quantas oportunidades perdemos de sermos felizes, de fazer coisas prazerosas por medo e preconceitos ou até imaginando situações contrárias, ruins e negativas. 
Vou começar a observar melhor as pessoas ao meu redor, pois é muito mais fácil criticar e achar defeitos em algo/alguém do que suas qualidades. Até quando colocamos no papel, o lado crítico ainda pesa mais numa balança.
Então, creio que isso seja uma tarefa a todos, inclusive eu, colocar num papel as qualidades e defeitos das pessoas que convivem conosco e ver qual o lado tem pesado mais na balança. Só assim quando os dois se equipararem é que se estará em perfeito equilíbrio.

Camilla M. (11/12/2007)

Publicado por

Camila Moreira

Mulher, ama o conhecimento, o saber e a natureza. Formada em química, massoterapia e seu novo encontro com o Sagrado através da aromaterapia. Uma apaixonada pelas terapias alternativas e complementares e bem como pelas "logias" da vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s